Comprar um metal precioso, como ouro ou prata, é sempre uma situação delicada. Seja por motivos emocionais, como uma aliança de casamento, estéticos ou de investimento, o consumidor terá várias razões para se querer sentir assegurado acerca da autenticidade e qualidade da peça.

 

Liga

É um fato que metais preciosos, como o ouro ou a prata, são frágeis de mais no seu estado puro para cumprirem o seu propósito como joias. Por exemplo, um anel feito completamente de ouro perderia a sua forma facilmente, pois ouro no seu estado puro é maleável.

Visto que joias são peças utilizadas consistentemente no dia-a-dia, as mesmas teriam que ser mais resilientes que o estado puro do ouro ou da prata. A solução encontrada foi então fundir o metal precioso com outros mais resilientes. Ou seja, mantendo a aparência do ouro ou da prata, mas com a resistência do cobre, zinco ou platina.

A esta mistura se chamou de ‘liga’, que mistura percentagens variáveis de metais, de modo a criar peças com propriedades, estéticas e preços diferentes. Um anel com 50% de prata e 50% de outros metais certamente não irá custar o mesmo que um anel composto por 90% de prata.

 

O Toque

Visto que é praticamente impossível calcular a olho nu a percentagem de metal precioso presente numa peça, o mesmo tem que ser feito através de técnicas especializadas.

O Toque do Ouro ou da Prata (dependendo do material a ser testado), é a prática mais comum no que toca à deteção de materiais preciosos. O processo, relativamente simples, consiste em raspar a peça em questão numa superfície especializada. A amostra é depois molhada com um ácido calibrado para corroer todos os materiais que não correspondam à sua acidez.

Por exemplo, se um anel de prata com pureza elevada for raspado na pedra de toque e molhado com o respetivo ácido, o rasto da amostra não deve ser apagado da pedra. Por outro lado, se um anel de ouro com baixa concentração do metal precioso for submetido ao mesmo teste, a amostra certamente desaparecerá da pedra.

 

Inovação, Paixão e Amor de Qualidade

Com esta nova maneira de ver o mundo dos materiais preciosos, porque não avaliar as nossas coleções de prata ou ouro?

Tornar-se-á evidente que todas as peças produzidas pela Ohpala são o produto de uma infindável inovação, paixão e amor, moldados da melhor qualidade de ouro e prata disponíveis em Portugal.